Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seu cão está acima do peso?



A maior parte dos donos acha difí­cil dizer corretamente se seu cão está acima do peso. Segue um guia de dois passos para identificar os problemas de peso de seu cão e seguir o caminho apropriado.

Quando os donos percebem que seu cão ganhou peso, não sabem o que fazer. Este guia de dois passos irá lhe guiar pelo processo todo.


Como saber se seu cão está acima do peso?
* Fique de pé olhando seu cão de cima, veja se há uma "cintura" - animais no peso correto terão uma área mais aprofundada depois das costelas.
* Coloque as duas mãos, com as palmas para baixo, nas costelas de seu animal. Deve-se conseguir sentir as costelas, mas não devem estar salientes.
* Caso não consiga sentir as costelas do animal, provavelmente está acima do peso. Cães acima do peso freqüentemente têm bolsas de gordura na área da virilha e entre as patas traseiras.
* Caso consiga ver as costelas, é provável que seu cão esteja abaixo do peso.

O que fazer se o animal estiver acima do peso?
* Elimine todas as guloseimas durante o processo de perda de peso.
* Como a principal razão da obesidade é excesso de comida, deve dividir a alimentação de seu cão em entre duas e quatro refeições diárias. Não providencie alimentação de "livre escolha."
* Pese seu cão na mesma hora pelo menos uma vez por semana. Anote os pesos.
* Alimente um cão de cada vez. Pode ser que um animal em dieta coma a comida do cão ao lado.
* Alimente seus cães antes de suas refeições e mantenha-os em outra sala quando você estiver comendo para que não fiquem pedindo.
* Restrinja as atividades externas de seu cão para que ele não possa procurar comida. Certifique-se de que os lixos internos e externos tenham tampas seguras.
* Fale com seus vizinhos sobre o problema de peso de seu cão, evitando assim que eles dêem comida ao seu animal.
* Sempre providencie muita água limpa e fresca.
* Leve seu cão ao veterinário pelo menos uma vez por ano.
* Exercite seu cão regularmente, começando devagar com curtos períodos de atividade e lentamente aumentando o exercí­cio. Comece com caminhadas e quando seu animal mostrar sinais de condições de saúde melhores, passe a jogos que requerem mais corrida, como buscar coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário