Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Oito é legal

Todos sabemos como filhotes de cachorros são fofinhos, mas às vezes nos esquecemos das alegrias que animais mais velhos podem nos dar. Em uma tentativa de nos lembrar de como os cães velhos - aqueles com oito anos ou mais - podem enriquecer nossas vidas, o Animal Protetion Trust está lançando na Inglaterra uma campanha especial.

"Oito é legal" teve a intenção de persuadir pessoas a considerar a adoção de animais idosos de centros de resgate. Mesmo com oito anos de idade, eles ainda têm muito pela frente - e muito amor para dar.

Dr. Peter Neville, estudioso de comportamento animal e fundador da Animal Protetion Trust, diz: "Cachorrinhos alegres e brincalhões, mas exigem muito tempo e esforços para fazer com que eles se acostumem com seu estilo de vida".

Animais adultos se adaptam logo ao carinho que você tiver para oferecer e se acostumam a apreciar todo o amor que você tem para dar, apreciam ainda mais por terem sido separados de suas antigas casas e donos, sejam quais forem as razões.

Então, aqui vão oito boas razões para adotarmos animais idosos: 
* Não há necessidade de enfrentar a bagunça do treinamento de um filhote 
Se você gosta de acariciar seu bichinho, animais mais velhos são muito mais receptivos a atenção (cachorrinhos apenas querem brincar!) 
* Animais mais velhos normalmente se adaptam bem ao estilo de vida dos humanos 
* A maioria dos animais idosos dos centros de resgate já foram vacinados 
* A maioria dos animais dos centros de resgate são castrados antes de irem para novos lares 
* Muitos animais mais velhos se encontram em centros de resgate devido a mudanças na vida domésticas de seus donos, não necessariamente devido a ter problemas de comportamento. Então, muitos desses cães têm bom temperamento.

Você pode fazer a diferença dando a um cão mais velho uma casa onde possa receber amor e aproveitar o resto de sua vida!

O mundo exterior

Seu amigo adora passear. Antes mesmo de dar o primeiro passeio, ele já acha que a rua é o melhor lugar para cheirar, pular, correr e brincar.

Isso porque está cheia de cheiros e sensações novas que se renovam cada vez que alguém passa por lá e isso é extremamente divertido.

Antes de deixar o seu cachorro se aventurar fora de casa pela primeira vez, ele deve já ter tomado todas as doses das vacinas. Isso, geralmente, acontece entre o 3º e 4º mês de idade, mas pode variar individualmente e o momento exato só o médico pode indicar.

Nesse guia você pode encontrar as vacinas mais comuns a filhotes, consulte seu veterinário sobre qual o melhor esquema de vacinação, de acordo com o ambiente e a necessidade específica do seu amigo.

60 dias: 1ª dose vacina múltipla V10 + vacina contra tosse dos cães 
90dias: 2ª dose vacina múltipla V10 
120 dias: 3ª dose vacina múltipla V10 
A partir dos 4 meses: Anti-rábica

Seu cão está acima do peso?



A maior parte dos donos acha difí­cil dizer corretamente se seu cão está acima do peso. Segue um guia de dois passos para identificar os problemas de peso de seu cão e seguir o caminho apropriado.

Quando os donos percebem que seu cão ganhou peso, não sabem o que fazer. Este guia de dois passos irá lhe guiar pelo processo todo.


Como saber se seu cão está acima do peso?
* Fique de pé olhando seu cão de cima, veja se há uma "cintura" - animais no peso correto terão uma área mais aprofundada depois das costelas.
* Coloque as duas mãos, com as palmas para baixo, nas costelas de seu animal. Deve-se conseguir sentir as costelas, mas não devem estar salientes.
* Caso não consiga sentir as costelas do animal, provavelmente está acima do peso. Cães acima do peso freqüentemente têm bolsas de gordura na área da virilha e entre as patas traseiras.
* Caso consiga ver as costelas, é provável que seu cão esteja abaixo do peso.

O que fazer se o animal estiver acima do peso?
* Elimine todas as guloseimas durante o processo de perda de peso.
* Como a principal razão da obesidade é excesso de comida, deve dividir a alimentação de seu cão em entre duas e quatro refeições diárias. Não providencie alimentação de "livre escolha."
* Pese seu cão na mesma hora pelo menos uma vez por semana. Anote os pesos.
* Alimente um cão de cada vez. Pode ser que um animal em dieta coma a comida do cão ao lado.
* Alimente seus cães antes de suas refeições e mantenha-os em outra sala quando você estiver comendo para que não fiquem pedindo.
* Restrinja as atividades externas de seu cão para que ele não possa procurar comida. Certifique-se de que os lixos internos e externos tenham tampas seguras.
* Fale com seus vizinhos sobre o problema de peso de seu cão, evitando assim que eles dêem comida ao seu animal.
* Sempre providencie muita água limpa e fresca.
* Leve seu cão ao veterinário pelo menos uma vez por ano.
* Exercite seu cão regularmente, começando devagar com curtos períodos de atividade e lentamente aumentando o exercí­cio. Comece com caminhadas e quando seu animal mostrar sinais de condições de saúde melhores, passe a jogos que requerem mais corrida, como buscar coisas.